Tecnologia

A tecnologia e o seu futuro.

today13 de julho de 2024 326

Fundo
share close

Você ouviu algo sobre a singularidade tecnológica? Este é o ponto em que a tecnologia se funde com o ser humano em 2045. A tecnologia tem mudado drasticamente a forma como vivemos. As crianças aprendem a usar celulares e computadores antes mesmo de ler, enquanto os adultos estão cada vez mais dependentes de seus telefones. Vários dispositivos tecnológicos estão sendo criados para melhorar a qualidade de vida dos idosos, e esta mudança ainda está em seus estágios iniciais.

A Lei de Moore é a base para o surgimento da singularidade tecnológica. Criada há mais de 30 anos, ela afirma que a cada 18 meses, a capacidade de processamento dos computadores dobra, o que leva a um crescimento exponencial da capacidade computacional ao longo dos anos.

 

Em 1951, o UNIVAC, o primeiro computador comercial, foi entregue ao governo americano. Era enorme, com uma altura de 2,43m, ocupava 35 metros quadrados, pesava 13 toneladas e custava entre 1,25 e 1,5 milhão de dólares. Foi produzido um total de 46 unidades, com capacidade para armazenar apenas 1.000 palavras.

 

Em 1977 foi lançado o Apple II, um computador pessoal de mesa que custava $ 1298,00, não possuía memoria interna. Os dados eram armazenados em fitas K7 ou disquetes que armazenavam no máximo 1,44MB.

 

Em 2002 a Apple lançou o Power Mac G4 com 60GB ou 42.667,5 disquetes, capacidade menor que qualquer smartphone atual, por aproximadamente $1.000,00.

 


Em 2015 um computador de $ 1.000,00 superou a capacidade de processamento do cérebro de um rato e nos próximos anos a capacidade de processamento será igual ao cérebro humano que é de 1.026 cálculos por segundo.

 

Em 2045, teoricamente, um computador comum poderá ser um bilhão de vezes mais rápido do que 1.026 cálculos por segundo e superar a capacidade de processamento dos cérebros de toda a humanidade. Esse é o momento da Singularidade Tecnológica, onde o humano e a tecnologia chegarão a uma fusão, em um ponto sem retorno.

Há muitas teorias sobre o que acontecerá a partir desse momento, e uma delas é mais catastrófica, como vemos em filmes de ficção cientifica como HAL 9000, Ultron, Samantha e as Três Leis da Robótica de Asimov. Devido ao crescimento da capacidade computacional, os computadores poderiam evoluir de forma autônoma, superando os humanos e tomando decisões próprias. É impossível prever o que acontecerá com a humanidade e a civilização a seguir.

Outra teoria é mais realista, prevendo uma grande revolução na qualidade de vida e longevidade, bem como a potencialização das habilidades do ser humano por meio do pensamento hibrido e  o impacto nas profissões e negócios. O uso do conhecimento acumulado, da capacidade de processamento dos computadores associado a softwares potentes possibilitarão que doenças sejam detectadas antes de surgirem, outras serão tratadas com alteração dos genes, órgãos serão produzidos em laboratório, a expectativa de vida chegará aos 150 anos em média. Existe ainda a possível ascensão digital, será possível fazer um Backup do conteúdo armazenado no cérebro humano e em seguida fazer o Upload em um corpo robótico, essa será a obtenção da imortalidade.

Também é possível que através do pensamento hibrido, a espécie humana sofra uma divisão em duas que seguirão evoluções distintas, uma com acesso a tecnologia de ponta e outra privada dela. No pensamento hibrido, através do uso da tecnologia associando hardware e software conectados ao cérebro, o usuário terá as suas habilidades potencializadas também de forma exponencial, assim como nos computadores. Esse novo ser humano hibrido produzirá com maior eficiência, viverá mais e com maior qualidade, seguirá uma evolução distinta daqueles que seguirão uma evolução limitada sem a ajuda da tecnologia.

O impacto das novas tecnologias alterará a forma como vivemos, a nossa rotina pessoal já está sendo alterada, bancos estão sendo digitalizados, a casa será cada vez mais informatizada, o entretenimento já é digital, os carros serão integrados a sistemas, tudo estará conectado a internet e por consequência a computadores e softwares.

Profissões mudarão, com o uso da tecnologia será possível melhorar a qualidade e produtividade. Por outro lado, uma nova classe de pessoas deve surgir até 2050, pessoas que não serão apenas desempregadas, mas que não serão empregáveis”. Essa situação poderá ocorrer quando profissões serão extintas, enquanto as pessoas que atuavam na área não consigam se capacitar aos novos cargos oferecidos, ou ainda, pela o numero de vagas diminuir de forma muito acentuada. Essas pessoas, sem uma atividade, precisarão viver auxiliados por um sistema de renda básica universal.

A interrogação é o que essa nova classe irá fazer o dia todo e qual será o propósito de vida? Uma aposta de grandes empresas como o Metaverso é que a realidade virtual 3D seria a válvula de escape e solução.

Guerras, catástrofes e pandemias poderiam impedir essa evolução, caso contrario estaremos em um caminho sem volta. Devemos estar atentos e avaliar constantemente o impacto que estamos sofrendo, de forma rápida buscar conhecimento e a correspondente adequação para acompanhar as transformações.

Nos próximos textos abordaremos outros aspectos dos impactos da tecnologia e da inovação, queremos ajudar você a definir o seu futuro.

Written by: Juarez Missel

Post similares


0%